apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ


 
 


 
CABO FRIO

 
                       


Evidências arqueológicas comprovam que Cabo frio, foi habitado pelos índios tupinambás, os portugueses lá chegaram em 1503 na terceira expedição para reconhecimento do litoral brasileiro comandada por Américo Vespúcio.


                                                                                       
                                                                                             PRAIAS 

                                       
                                        


                                           

    Cabo Frio possui algumas das praias mais belas do Rio de Janeiro e do país sendo a praia do forte a mais famosa devido a sua beleza inigualável com suas areias brancas e suas águas cristalinas que se mostram em tons esverdeados ou azul-claro.

Nesta praia, podemos contemplar também o Forte de São Mateus do Cabo Frio   que defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e de piratas.

      Lindas praias é o que não faltam, Praia do PeróPraia das Conchas, Praia de São Bento, Praia do Siqueira, Praia do Sudoeste, Praia das Dunas,Praia do Foguete  Praia das Palmeiras e Praia Brava são igualmente belas e deslumbrantes.


                                                                                       
                                                                                               ILHAS


                                           



          Inúmeras ilhas como a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.




                                                                                         PARA VISITAR

                                                                   

                                                                       
                                                                                             Forte de São Mateus do Cabo frio

 

         Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620  Os canhões utilizados nas batalhas ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.

         A casa onde os soldados viviam serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. Do forte, se tem uma completa vista de toda a extensão da Praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.





                                                                     Bairro da passagem





                                                          



            O bairro da passagem surgiu como um ponto de apoio na travessia para o canal do Itajuru e ainda mantém características da época da fundação do município. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico
 
 
 
 
                                                                             Monumento do Anjo Caído


 

 
                                                                     


 

         Localizado no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de nove metros de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX.



                                                      Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome


                                                 

         No prédio, hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa frequência. Havia, no local, uma roda onde eram colocados esses bebês e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação.

      Construído em 1837, recebeu o nome latino Charitas (pronuncia-se "Cáritas") ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes onde se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio.





                                                                                    Casa dos 500 anos


                                                                          


       Localizada no bairro do Portinho, a casa que recebeu esse nome em homenagem a comemoração dos 500 anos da colonização do município, é sede de vários eventos com intuito cultural ligado aos interesses da cidade e também eventos aleatórios devido a privatização da mesma.



                                                                 Igreja de São Benedito


                                                         




       Localizada no bairro da Passagem, a igreja foi construída em 1701 com o objetivo de realizar missas para os negros, pois a discriminação racial era ainda bem forte na época.



                                                           Capela Nossa Senhora da Guia



   
 
 
 

      Construída pelos padres franciscanos em 1740, esta pequena capela situada no alto do Morro da Guia oferece uma belíssima vista da cidade e é cercada de lendas.

      A imagem de Nossa Senhora da Guia foi colocada na capela apenas em 1982, quando passou por uma reforma.

      Após as reformas, foi construído um mirante que permite se ter uma vista panorâmica da cidade.

      Tem que se fazer a subida a pé, pois a entrada de veículos só é permitida para o transporte de pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.



                                     Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção    


                                             


        O altar-mor, em estilo barroco, com detalhes em ouro, guarda a imagem da padroeira esculpida em madeira.

        Esta foi a terceira imagem trazida ao Brasil no século XVII, vindo direto para a Matriz de Cabo Frio.

Uma capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, do lado direito dentro da matriz.

         Esta imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 24 de setembro de 1721 por um pescador, numa grota de pedras, num lugar chamado "Taboleiro". A imagem é feita de nogueira, medindo pouco mais de um palmo.


 
como chegar
 

         O acesso a Região dos Lagos, principalmente a cidade de Cabo Frio é realizado utilizando-se as rodovias BR 101, RJ 124 e RJ 102 ou RJ 140.

        A BR 101 liga o Rio de Janeiro até a cidade de Rio Bonito. Toda em pista dupla. Em Rio Bonito acessa a Via Lagos (RJ 124) possui todos os recursos para socorro e pedágio nos dois sentidos e liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, beneficiando os municípios de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Em São Pedro da Aldeia acessa a RJ 140 até Cabo Frio.

    Outra alternativa é a RJ 106 (Rod. Amaral Peixoto) que liga Niterói a Macaé passando pelos municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba e São Pedro. É uma rodovia antiga mas bem conservada.