Trazendo as melhores opções de roteiros para as suas viagens!

Visite nossa nova Agência RTA Viagens!
            apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ


 
 


 
 
                                CAMBUQUIRA
 
 
 
 
        De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 12 658 habitantes. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.


                

 
         A origem da  cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para os escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart na primeira metade do século XIX.
 
        A descoberta de fontes de água mineral atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas, se tornando  de utilidade pública em 1861.
 
 
            
 
 
        O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.
 
        Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito pertencente a Campanha.
 
        Em 1894, foi inaugurada a estrada de ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto Número 2 528) município no dia 12 de maio de 1909, tendo, como primeiro prefeito, Raul de Noronha Sá.
     Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de estância hidromineral em 1970.
 

                

 
      Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada - na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte.
 
 
                        
 
 
        As principais atrações da cidade são: o Parque das Águas, com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio); as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade); e o Pico do Piripau, a 1 300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta. Além de 2 cachoeiras na zona rural.
 
 
 
 
               HOSPEDAGENS
 
 
            
 
 
                   HOTEL SANTOS DUMONT
 
          (35) 3251 - 2390 / 98424 -5730
 
                                 Site