apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ
 



 
 
                                CAMBUQUIRA
 
 
 
 
        De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 12 658 habitantes. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.


                

 
         A origem da  cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para os escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart na primeira metade do século XIX.
 
        A descoberta de fontes de água mineral atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas, se tornando  de utilidade pública em 1861.
 
 
            
 
 
        O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.
 
        Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito pertencente a Campanha.
 
        Em 1894, foi inaugurada a estrada de ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto Número 2 528) município no dia 12 de maio de 1909, tendo, como primeiro prefeito, Raul de Noronha Sá.
     Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de estância hidromineral em 1970.
 

                

 
      Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada - na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte.
 
 
                        
 
 
        As principais atrações da cidade são: o Parque das Águas, com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio); as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade); e o Pico do Piripau, a 1 300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta. Além de 2 cachoeiras na zona rural.
 
 
 
 
                                                    HOSPEDAGENS
 
 
            
 
 
                   HOTEL SANTOS DUMONT
 
          (35) 3251 - 2390 / 98424 -5730
 
                                 Site