apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ
 



 

                                                                           
 
 
 

                                                                               PETRÓPOLIS

 
                                                                              
 
 

              Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro,também conhecido como Cidade Imperial,projetada por Júlio Frederico Koeler, situada a 838 metros de altitude com temperatura variando ente 10 e 29 graus se tornando um ótimo destino o ano todo devido ao clima quente e ameno. A precipitação pode ser intensa de novembro a março. A grande altitude da cidade torna-a mais fresca do que o vizinho Rio de Janeiro, o que faz dela um retiro popular durante os meses de verão de dezembro a janeiro. Todos os anos, o prolongado Bauernfest (junho/julho) celebra a cultura alemã no Brasil com teatro de rua, música e bancas com comidas típicas.

              A "Petrópolis imperial, localizada no alto da montanha", onde D.Pedro, ao subir a Serra da Estrela, entre a Raiz da Serra, e o Alto da Serra, bairro de Petrópolis, passando pelo "caminho do ouro", e chegando em Petrópolis, gostou e voltou muitas vezes e logo se iniciou urbanização da Vila Imperial, em torno da Quinta do Palácio, demarcando os "Quarteirões Coloniais", marcação de local para Igreja Matriz, a catedral São Pedro de Alcantara, o cemitério, as ruas em torno dos rios e o Palácio Imperial, que precisava ser construido para o Rei.

 
 

                                                   

              Em 1847, D.Pedro II, ainda se hospedava, de forma provisória, na antiga casa da fazenda, que foi adaptada para receber a familia Imperial. O Palácio Imperial ficou pronto em 1854, sua construção foi concluida pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo

            Petrópolis integrava o caminho do ouro, principal via por onde se escoavam o ouro que vinham das Minas Gerais.


                                                                      PONTOS TURÍSTICOS

                                                                            Casa Santos Dumont


                                     

               A casa de Santos Dumont também conhecida como casa encantada por ter sido construída no antigo "morro do Encanto",no ano de 1918, pelo genial inventor brasileiro Alberto Santos Dumont.. A construção, é um chalé com estilo alpino francês, e possui três pavimentos. No primeiro andar, o térreo, existe um porão, e era usado como oficina; O segundo andar da encantada, um onico cômodo, que foi feito como sala de jantar/estar, e biblioteca; O quarto e banheiro, localizados no terceiro andar desta construção fora do comum, é acessível por uma escada com inclinação bastante acentuada, existe uma porta lateral, por onde se tem acesso a um mirante para observações astronômicas.

           O aviador Alberto Santos Dumont, não construiu uma cozinha em sua casa. A maioria das suas refeições, vinham de um prédio ao lado,na época o Palace Hotel, onde atualmente, se encontra as instalações da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), o mesmo lugar onde possui o famoso relógio das Flores.

          Bem próximo da Casa do Santos Dumont, pode ser visto, uma réplica do 14 Bis, o avião que o inventor brasileiro fez.

 

                                                                                         Museu Imperial

 
                                                                      

            O Museu de Petrópolis funcionando no palácio Imperial, atual sede do Museu Imperial em Petrópolis, começou a ser construido em 1845, e suas obras se estenderam até 1862. Tendo como autor do projeto, o engenheiro major Júlio Frederico Koeler, e após sua morte, sendo continuado pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo. A obra do Palácio, foi feita baseada na construção de uma cidade ao seu redor, com um planejamento urbano, com ruas dispostas cuidadosamente para que futuramente tal cidade viesse a ser habitada, pois naquela época Petrópolis era praticamente desabitada.Hotel Quitandinha

 

                                                                                                Hotel Quitandinha


                                                                           

          Hotel Quitandinha, conhecido também por palácio Quitandinha, por ser um "palácio", foi construído em 1944 por Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América latina.

          Tem em seu estilo, uma mistura do estilo concha (rococó) hollywoodiano por dentro, e normando-francês por fora,influência na arquitetura de Petrópolis devido à colonização alemã.

           Os seus 50 mil metros quadrados, são divididos em 6 andares, e 440 apartamentos, possui 13 grandes salões chegando a 10 metros de altura. No Hotel Quintandinha está localizada a segunda maior cúpula do mundo com 50 metros de diâmetro, 30 metros de altura.

            O "Palácio Quitandinha" possui uma varanda com 150 metros de comprimento com piso em mármore de carrara, e em alguns lugares detalhes em granito preto, imensos lustres também estão presentes na varanda deste magnifico hotel. A decoraçao da biblioteca, é fora do comum, com piso em parquê, em um grande candelabro de bronze, com vários pingentes de cristais. Sua localização é estratégica de forma que a luz que reflete no espelho ajuda a iluminar o ambiente.

            No jardim de inverno o piso é em granito preto e ocre. No centro deste jardim tem uma gaiola, onde existia aves e plantas da flora nacional e uma bela fonte de água. Móveis no estilo tropical também fazem parte deste ambiente.


            Grandes personalidades estiveram ali, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Henri Truman, presidente dos Estados Unidos, Eva Perón, primeira dama da Argentina, e vários outros também estiveram no Hotel Quitandinha.

 

                                                                                   Palácio de Cristal

                               

              O Palácio de cristal foi um presente dado a Princesa Isabel por seu marido Conde D'Eu, inaugurado em 2 de fevereiro de 1884. Embora construido na França em 1879, nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, foi montado por Bonjean, (um engenheiro brasileiro). Sendo assim a primeira construção pré-fabricada do Brasil. Em Petrópolis, a influencia européia é marcante, e pode ser vista por várias ruas da cidade, e em vários monumentos históricos.

            O jardim é uma arte a parte, de tão harmonioso, e elegante, inspiram vários artistas de Petrópolis, que gostam de passar horas produzindo material para seus diversos trabalhos.

           O palácio foi tombado em 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e por isso é um monumento da história, que recebe varios cuidados particulares, e incentivos financeiros para manutenção do terreno que está o palácio e a estrutura por sí.

 

                                                        Catedral de Petrópolis - São Pedro de Alcantara

                              

          A Catedral São Pedro de Alcântara começou a ser construída no ano de 1884, sendo concluída a primeira etapa, em novembro de 1925, onde ainda não havia a torre principal, a fachada e grande parte da sua decoração interior.

          A sua fachada principal seria construida a partir do ano de 1929. Sendo que tal construção foi concluida por completo por volta do ano de 1969, quando foi terminada a torre.

          O projeto arquitetônico foi concebido pelo arquiteto e engenheiro baiano Francisco Caminhoá, com inspiração nas catedrais francesas, o estilo neo-gótico, se afirmou na principal catedral da cidade..

 

                                                                                       Parque Cremerie

                                                 

             O Parque Cremerie possui aproximadamente 47 mil metros quadrados, e está localizado no bairro Quitandinha, bem próximo do Palácio Hotel Quitandinha. Possui vários atrativos, como quadras esportivas, um lago, com moinhos, e pedalinhos, para uso dos visitantes. O ambiente acolhedor, ar puro clima agradável faz desse lugar um local romântico, e tranquilo para levar crianças para recreação.

 

                                                                               Casa do Colono


                                               

            A casa do colono está Localizada no bairro Castelânea, cujo nome derivado a partir da cidade de Kastellaum, que está localizada na região Hunsruck, (Alemanha), sendo este um local de origem de várias famílias que emigraram e colonizaram a cidade de Petrópolis.
A casa do colono foi construída em 1847, pelo alemão Johann Gottlieb Kaiser (um colono), e é uma casa bastante simples, feita de paredes de "pau a pique", cujo espaço interno foi dividido em sete cômodos, dispostos em dois andares.

           A Casa do Colono possui reproduções fotográficas de época, arcas de enxovais, maquinários, alguns utensílios de cozinha, forno de pão, varios livros, ferramentas utilizadas por imigrantes, e alguns documentos.

 

                                                                                      Trono de Fátima

                                     

            O Trono de Fátima , está localizado no alto de um morro na rua do Bispo Dom José, localizado proximo ao Relógio das Flores, que fica ao lado da casa Santos Dumont. Foi construido em 1947, com iniciativa da comunidade religiosa local, como uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Possui uma cúpula principal apoiada sobre 7 colunas, representando os sete dons do Espirito Santo.

 

                                                                                      Palácio Amarelo

                                        

             O Palácio Amarelo abriga a sede da Câmara Municipal, foi residência do Barão de Guaraciaba. Tal construção, é do ano de 1850, tendo seu projeto alterado no século seguinte, no ano de 1944, pelo arquiteto Roberto Burle Marx.

            Sua localização é privilegiada no centro da cidade, está atraz da praça Visconde de Mauá, cuja praça contém o chafariz da águia mordendo uma serpente, tal chafariz foi construído em 1899. Palácio Amarelo é uma bela construção.

                                                                                      Palácio Mauá

                                                     

                O Palácio Mauá, está localizado no início da Avenida Barão do Rio Branco, defronte à Praça da Confluência, bem próximo ao Palácio de Cristal, onde é possível visualiza-lo perfeitamente. O casarão feito em estilo neoclassico, e foi construido entre 1852 e 1854. Possui ao seu redor grades de ferro, e muro de alvenaria, e um jardim com espécies raras da flora, como palmeiras, arvores frutíferas, etc...

 

                                                                             Casa dos 7 Erros

                                  

             A Casa na Rua Ipiranga, também conhecida por "casa dos sete erros" devidos a diferenças entre os dois lados da sua fachada, está localizada próxima da Catedral São Pedro de Alcântara, e foi construida em 1884 por Karl Spangenberg a pedido de José Tavares Guerra

 

                                                                 Castelo Barão de Itaipava

                                                    

              O Castelo Barão de Itaipava foi construído pelo Barão José Smith de Vasconcelos em 1920. Todo o material veio diretamente da Europa, sendo as telhas de ardósia francesas, o mármore de carrara do piso de alguns cômodos, da Itália, blocos de pedra vindo de Portugal, vitrais austríacos, etc... A construção demorou por volta de 5 anos para ser finalizada, e são no total 42 cômodos, que possuem no seu acabamento, madeira jacarandá, e algumas peças de ouro. O Castelo de Itaipava, é cercado por um enorme parque de área verde.

 

                                                                                  Palácio Rio Negro 

                         

                O Palácio Rio Negro, está localizado na rua Koeler, 255, e encontra-se aberto a visitações nas segundas feira, das 12:00h às 17:00h, e de quarta a domingo das 9h30 às 17:00h. foi construído no ano 1889, pelo Barão do Rio Negro, e em 1894 se tornaria sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, quando Petrópolis se tornava capital do Estado RJ. Incorporado em 1903 ao governo Federal, se tornando residência oficial de verão dos presidentes da República. No ano de 1990 sob o governo de Leonel Brizola, passou a ser administrado pelo estado em convênio com o município da cidade.

              Petrópolis tem hotéis de vários estilos, construídos em inusitados lugares da cidade, oferecendo as vezes, um contraste total do ambiente que cerca a hospedagem, garantindo assim que pessoas com distintos gostos, possam encontrar seu hotel preferido,

             Algumas pousadas estão encrustadas nas montanhas e possuem charme especial, também há pousadas na região central da cidade, outras próximas aos famosos pontos turísticos.