Trazendo as melhores opções de roteiros para as suas viagens!

Visite nossa nova Agência RTA Viagens!
            apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ


 
 


 

 
                                                            LIMA DUARTE
 

 
      Situado em uma área de transição de vegetação e relevo da Serra da Mantiqueira, entre a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais. O município é extremamente rico em cachoeiras, grutas e montanhas, situando-se sobre o divisor das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul, onde ocorrem os Campos Altimontanos e Rupestres, entre mirantes e formações rochosas exuberantes.
 

 
 
 
 
 
   O município hoje está dividido em quatro grandes áreas turísticas: Serra de Ibitipoca, Serra de Lima Duarte e Serra Negra, Região dos Campos e Região dos Vales e Morros. Em cada uma delas, há diversas opções de atrativos naturais e culturais, que formam roteiros turísticos compostos por cachoeiras, rios, serras, matas, mirantes, grutas, paredões, fazendas, vilas e povoados, com suas igrejas centenárias e população hospitaleira, que não despreza um “dedinho” de prosa com os visitantes.
 
 
 

 
 
 
 
    O Parque Estadual de Ibitipoca é o principal atrativo do município e polo receptor de visitantes da região. O Parque, com seus 1.488 hectares, guarda em seu interior e entorno belezas naturais reconhecidas nacionalmente, como as dezenas de grutas e quedas d’água dos rios do Salto e Vermelho. Estas águas possuem coloração avermelhada, o que se destaca como o diferencial da localidade. Mas a Serra de Ibitipoca não se resume somente ao Parque. A Vila de Conceição de Ibitipoca ainda oferece suas charmosas pousadas, bares e festivais de música, transformando-se, a cada dia, em uma ótima opção para quem deseja bem estar, cultura e tranquilidade.
 

 
 
 
 
    A  Serra de Lima Duarte e Serra Negra, localizada ao sul do município, é o local onde se encontra a maior infraestrutura urbana, além de contar ainda com diversas opções de lazer ao ar livre e atrativos naturais preservados, que surpreendem a todos que os visitam. A Fazenda das Cachoeiras do Arco-Íris é o principal atrativo desta área, com seis cachoeiras, sendo três delas com mais de 50m de queda, além de grutas e mirantes. A Serra de Lima Duarte possui outras inúmeras cachoeiras, como a do Pão de Angu, da Boa Vista e do Sossego, que além da bela queda d’água, oferece também serviços de hospedagem, bar, pesque-pague de truta e amplo espaço para lazer e caminhadas. Os picos e travessias pela serra, como o Pico do Pão de Angu e a Travessia da Calçada, possuem trilhas pouco frequentadas e visuais que proporcionam belas fotografias.

 
 
 

  

 

 

      A Região dos Campos, localizada na bacia do Rio Grande, com altitudes que variam dos 1.000m a 1.695m, com suas vilas e povoados, tem capelas centenárias, guardadas por gente simples e acolhedora, que traz de seus antepassados as histórias daquelas localidades, surgidas às margens dos antigos caminhos tropeiros e garimpos, ainda no período do ouro. A região dispõe também da rica biodiversidade do Planalto do Alto Rio Grande, coberto pelos campos altimontanos e cortados por córregos que formam cachoeiras e matas de galeria, que desaguam no Rio Grande e que, por sua vez, criam belas lagoas ciliares, atraindo uma grande variedade de aves de diversas espécies e cores. Nas Serras da Cachoeira Alegre, de São Domingos e do Cruz, o visual é sempre deslumbrante e convidativo para campings selvagens, onde o nascer, o pôr do sol e a biodiversidade local são os grandes atrativos.
 
 

 

    A Região dos Vales e Morros compreende os vales do rio do Salto, ribeirão Rosa Gomes, ribeirão Pamital, rio Grão Mogol e rio do Peixe, que são divididos por inúmeros morros, cobertos por pastagens e remanescentes de Mata Atlântica. Nesta região, são encontrados centenas de sítios, fazendas e pequenos povoados, tendo a produção rural e o jeito tradicional de trabalhar a terra como seu principal atrativo.
 
    Em Lima Duarte é assim: tradição, mineiridade e natureza formando inúmeros passeios, enriquecidos com a hospitalidade de nossas comunidades e com o nosso povo, simples por natureza e agradável por prazer.
 
 
 

                                                                        HOSPEDAGENS                                                               

 
              HOTEL ALPHAVILLE CHALÉS
           (32)3281-9102 / 98405-9218
                Site
 
 
 
 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
 
         CHALÉS VALE DO SOL
 (32) 3281 - 8141 / 98431 - 1054

____________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
 
 
 
 RESTAURANTE E POUSADA RANCHO ALEGRE
 
      (32) 3281 - 1093 / 99986 - 7197
 
                        Site
 
 
 
 _________________________________________________________
 
 
 
RESERVA CANTO DA VIDA / CASA DAS BROMÉLIAS
 
    (32) 3291 - 8136 / 98401 -1647
 
                       Site
 
 
 
_____________________________________________________________________________
 
 
 
 
                  CHALÉS CANTO DA PAZ
        (32) 3291 - 8119 / 98404 -8058
 
                              Site
 
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
 
 
         POUSADA CACHOEIRA DO SOSSEGO
             (32)  99955 -3360
 
                       Site
 
__________________________________________________________________________________
 
                CHALÉS ALTERNATIVA
 
    (32) 3281 - 8104 /  98403 - 2178
 
                           Site
 
_________________________________________________________________________
 

 
________________________________________________________________
 
 
         ALQUIMIA CHALÉS E RESTAURANTE
 
                  (32) 98423 - 8235
 
                            Site
 
_______________________________________________________________
 
 
 
 
              CHALÉS IBITI AÇU E ECO TURISMO
 
              (32) 98402 - 1319 / 98517 - 1001
 
 
_____________________________________________________________
 
 
 
 
                             CHALÉS MEU RECANTO
                (32) 3281 - 8123 / 98409 - 8404
 
 
 
__________________________________________________________
 
 
 
 
                    POUSADA E CHALÉS ARCO IRIS
 
                         (32) 3281 - 1149 / 1614
 
 
 
_________________________________________________________________
 
 
                             MÃOS DE MARIA
 
                 (32) 3281 - 8142 / 98491 - 6469
 
                                   Site