apoio

 
 
Associação dos Funcionários
Aposentados da Companhia
Estadual de Gás do RJ


 
 


 
 
                                                                                           PINHEIRAL
 
 
 
 
 
 
 
       PINHEIRAL PALACE HOTEL
 (24) 3356 - 2119 / 6122 / 99911 - 6520 
                    Site 



                   


Uma tranquila cidade no sul do estado, com ar puro, uma população hospitaleira e amiga. O turista que vier a Pinheiral ainda pode visitar a fazenda do Colégio Agrícola Nilo Peçanha e as ruínas do Casarão.
 

 
Também pode tomar um delicioso banho em águas cristalinas da cachoeira dos Três Saltos, com altura aproximada de 10 metros, possui três saltos. Suas águas são claras, transparentes e frias. No final da queda, há potente ducha natural. Fica dentro da fazenda dos Três Saltos, na localidade de mesmo nome.
 

As terras, onde hoje está localizado o Município de Pinheiral, tiveram como primeiros habitantes, os índios da tribo dos "Coroados", que até o século XIX, se confrontavam com os primeiros desbravadores brancos. Sua data de fundação é 13 de junho de 1995, quando o município se emancipou de Piraí.


                        

 
 Sua economia é baseada na agropecuária, tendo pequenas indústrias de transformação em seu território. Possui uma área de 77 km2 e faz divisa com os municípios de Volta Redonda (a Oeste), Barra do Piraí (ao Norte) e Piraí (a Sul e Oeste).


                    

A Estação Ferroviária, construída em 1870, que conserva as características neoclássicas originais e abriga atualmente a Biblioteca Pública.



                     

Outro marco na história do município é o casarão, sede da fazenda que deu origem à cidade.

Atualmente encontra-se em ruínas e, ao seu redor, estão as instalações do atual Instituto de Educação Tecnologia - Campus Nilo Peçanha.