AMAZÔNIA

 

Amazônia Legal – Wikipédia, a enciclopédia livre

               Amazonas, o maior  estado brasileiro em extensão,  Acre, Rondônia, Roraima, Pará e  parte do Maranhão pertencem à região da Amazônia brasileira, também conhecida  como Amazônia Legal, os outros países são:  Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador,  Suriname,  Guiana e  Guiana Francesa. O  principal  meio de  transporte entre as cidades é por vias fluviais.

                                                                           MANAUS

                 Manaus,  capital  do Amazonas é o principal destino turístico da Amazônia, segundo o censo  de 2010 tem 1,8 milhões de habitantes. Seu nome vem da tribo indígena Manaós que habitava o vale do Rio Negro que banha a cidade.

               Visitando o Centro Histórico,  tombado pelo IPHAN, e os museus, podemos apreciar verdadeiras  obras  de arte não só  pelas  construções  da época do Ciclo da Borracha,  como  o  rico  acervo  que  nos dá a  dimensão exata  de toda a rica história de nossa bela Amazônia.

 

TEATRO AMAZONAS

Teatro Amazonas: como Manaus fincou espaço no circuito cultural | VEJA

Teatro Amazonas: como Manaus fincou espaço no circuito cultural | VEJA

         O Teatro Amazonas é o principal cartão-postal da cidade. Localizado no Centro Histórico.

        Devido a sua beleza e requinte, seu estilo renascentista, tornou-se um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e consequentemente o maior símbolo cultural de Manaus, são alguns atributos responsáveis pela fama da cidade de “Paris dos Trópicos”.

        A construção de um teatro na cidade de Manaus foi uma exigência daquela região que passou a conhecer um progresso econômico e cultural sem precedentes a partir do interesse mundial na seiva das seringueiras da floresta amazônica. Era um teatro de elite para aquela sociedade enriquecida.

ENCONTRO DAS ÁGUAS

            O Encontro das Águas é uma referência turística de Manaus, o que se fala deste fenômeno que une os rios Negro e Solimões, não é exagero, é  deslumbrante e encantador.

           O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia, são muitos os fatores que contribuem para que ele ocorra, questões geológicas, climáticas, termais, tamanho e acidez dos rios. O mais famoso encontro das águas está localizado na frente da cidade de Manaus.

Passeio ao Encontro das Águas e Lago Janauary em Promoção - 1 dia | Hurb

 

PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS

           Abrangendo cerca de 400 ilhas o Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado do Amazonas com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão.

            Criado em 1981, sua finalidade é preservar o arquipélago fluvial bem como suas diversas formações florestais, estimular a produção de conhecimento através da pesquisa científica e promover a valorização da importância do Parque Nacional para conservação através da educação ambiental e turismo sustentável, buscando harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis.

           No Parque Nacional de Anavilhanas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

             O Parque está aberto o ano todo, na seca (setembro a fevereiro) é possível desfrutar das belas praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na cheia (março a agosto) o vislumbre fica por conta das trilhas aquáticas de igapó que permite passeios de barco por dentro das florestas alagadas.

             Em qualquer época é possível visitar o Flutuante dos Botos, apreciar a rica flora e fauna amazônica, fazer passeios de barco por um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo além de conhecer comunidades tradicionais ribeirinhas e o belo artesanato de Novo Airão, entre outros atrativos.

Futurismólogo: Parque Nacional de Anavilhanas - AM - Turismo Ficheiro:Parque Nacional de Anavilhanas - Amazonia.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

  BOI MANAUS

          A principal atração é sem dúvida a natureza bela  e exuberante que a Amazônia nos oferece, encontro das águas, passeios na selva, nos rios e  igarapés,  arquipélagos  das Anavilhanas,  cachoeiras  na  cidade  de Presidente  Figueiredo são algumas das muitas opções,  mais um ponto positivo é a população, cordial e hospitaleira e festiva, a prova disso é a festa que comemora o aniversario da cidade, Boi Manaus. Durante três dias consecutivos, o Centro Cultural de Manaus (Sambódromo) é palco para milhares de pessoas que brincam, cantam e dançam ao som místico e contagiante do boi-bumbá, a maior expressão da cultura popular amazonense.

        Como nas micaretas, a festa tem desfiles de levantadores de toadas e bandas de boi-bumbá, seguidos por cerca de 200 mil brincantes e simpatizantes, por noite, vestidos de tururis que servem também como ingresso para as tribos acompanharem o trio. Há também os que participam da festa nas arquibancadas que têm capacidades para 40 000 pessoas.

       As toadas são as maiores e ricas expressões da saga da população bem como as lendas amazônicas homenageando os índios e a natureza, com um ritmo envolvente e contagiante, passos “2 pra lá 2 pra cá” que proporcionam lindas coreografias.

Pin em Posts 3 - parcial                                      

   IGREJA DA MATRIZ

           A Igreja da Matriz é uma das mais antigas construções do estado do Amazonas, o monumento está localizado no centro da cidade e integra a área tombada como patrimônio histórico, em 1988, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

          Desde a inauguração em 1878 até hoje, a Igreja Matriz já passou por diversas obras de reformas e restauração. Pode-se dizer que o monumento é um bom exemplo de edificação bem preservada,  a última grande restauração foi entre 2001 e 2002, quando também foi criado o Museu de Artes Sacras do Amazonas.

Catedral Metropolitana de Manaus - Nossa Senhora da Conceição | Arquidiocese de Manaus

 

 

 PRAIA DA PONTA NEGRA

        A praia da Ponta Negra está às margens do rio Negro no Complexo Turístico da Ponta Negra, local muito frequentado pelos moradores, localizado em área nobre da cidade onde ficam condomínios de luxo, o local tem praia de areias brancas, amplo calçadão com 5km de extensão feita com pedra portuguesa, anfiteatro para shows ao ar livre, quadras esportivas e mirantes.

Praia da Ponta Negra: agito na água doce de Manaus (AM)

 

         HOSPEDAGENS

 

    HOTEL ANA CÁSSIA

                (92) 3303 – 3612 / 3637  /  3622 – 1320

 www.hotelanacassia.com.br

Hotel Ana Cássia

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

         HOTEL BARRA DO RIO NEGRO

                                                                                                              (92) 3233–4497

 www.barradorionegro.com.br

Hotel Barra do Rio Negro


                          HOTEL DEZ DE JULHO

                  (92) 3232 – 6280

                   www.hoteldezdejulho.com.br

                                                                                                                                 Hotel Hotel Dez de Julho, Manaus - trivago.com.br
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                                                   HOTEL SAINT PAUL APART SERVICE

                                                                                                           (92) 2101 – 3800

www.manaushoteis.tur.br

Saint Paul Apart Hotel Service, Manaus | Hotéis no Decolar

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                                                                         POUSADA AMAZÔNIA

                                                                                                   (92) 3231-1021 / 98145-7000

www.pousadaamazonia.com.brHotel Amazônia, Iranduba - trivago.com.br____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                                                       RIO NEGROGUESTHOUSE

                                                                                                         (92) 3321 – 3509

www.rionegroguesthouse.com

   
Pousada Rio Negro Guesthouse, Pousadas no Centro, Manaus

                                                                             

                                                              PASSEIOS

 

                                                                                     AMAZON BRASIL – PASSEIO ECOLÓGICO – PESCA ESPORTIVA

                                                                     (92) 3087 – 0689 / 99184 – 8452 (24h) /99249 – 8301 (24hs)

www.amazonjungletours.com.br

Amazon Lord - Viva experiências memoráveis!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-____

                                                                                                               AMAZON RIDERS PASSEIOS AMAZÔNICOS

                                                                                                              (92) 98175 – 9747

www.amazonriders.com

ALTER DO CHÃO

 

            Tem muita gente que ainda não ouviu falar dessa charmosa vila no interior do estado do Pará, principalmente se você não for da região norte do Brasil.

             Quem já conheceu este lugar não se arrepende e na verdade afirma ser um dos lugares mais especiais do Brasil. Se você nunca teve a oportunidade de estar em Alter do Chão, vamos te dar alguns motivos que vão fazer você querer ir pra lá no próximo feriado.

 

5 Motivos para se apaixonar por Alter do Chão! | Casal Nômade

                                                           Não foi por acaso que Alter do Chão ganhou o apelido de “Caribe Amazônico”.                 

            Alter do Chão é um distrito de Santarém no estado do Pará, localizado à margem direita do Rio Tapajós distante 37 quilômetros do centro da cidade.

      Pará: Praia Ponta de Pedras - A Revista Digital Mais Querida da Amazônia  Vista área da Praia de Ponta de Pedras - Foto de Ponta de Pedras - Tripadvisor

                                                       O jornal inglês The Guardian a elegeu a mais bela praia de água doce do Brasil.

            Suas praias têm areias branquinhas e água doce e cristalina do Rio Tapajós, a mais conhecida e a preferida de quem vai a Alter do Chão é a Ilha do Amor, que é o principal cartão postal da cidade.

           Geralmente no período de agosto a fevereiro é preciso pegar um barquinho chamado de “catraia” para chegar até a Ilha. Há também outras praias na região, sendo que as mais famosas são a Ponta do Cururu, a Ponta do Muretá, Pindobal e Ponta das Pedras.

Alter do Chão: por que conhecer esse destino? - Venturas

       Devido à sua beleza, o local tornou-se parada obrigatória dos cruzeiros que navegam pela bacia do rio Amazonas.

     

        Alter do Chão não é apenas praia, tem outras belezas a oferecer, o encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, quando as águas não se misturam, o Lago do Maicá com seu espelho d’água e lindos pássaros além da Floresta Nacional do Tapajós e suas comunidades ribeirinhas super acolhedoras.

       Venha se surpreender com as experiências que Alter do Chão pode lhe proporcionar!

                                                                   FESTA DO SAIRÉ

           Festa do Sairé é em setembro, mistura elementos religiosos e profanos. Colorido e alegre, o evento dura uma semana de pura música, dança, competição, ladainha e procissão.

                      

                                                            Lojinhas de Artesanato

         O artesanato de Alter do Chão é famoso, tanto das comunidades comunidades próximas quanto da própria vila. Eles vão desde lembrancinhas e suvenires quanto a peças mais elaboradas como bolsas e sandálias feitas com materiais amazônicos.

                                                                   Lojinha de artesanato. Foto via

                                                                 CULINÁRIA

          Não é de hoje que todo mundo sabe que a culinária paraense dá show! Em Alter do Chão você tem a oportunidade de provar as delícias amazônicas. Peixes como o Pirarucu, o Tambaqui e o Surubim fazem muito sucesso por lá. E mesmo se você for vegetariano, há boas opções por lá!

                                                                               Culinária Paraense. Foto via
                                                                                                          Culinária Paraense. Foto via

 

                                                                       PRESIDENTE FIGUEIREDO

Integrada  à  Região  Metropolitana de Manaus, distante 107 KM, podendo  chegar de ônibus ou carro  pela BR 174 , Rodovia  Federal, através dela é possível se  chegar ao Caribe e  a  América do  Norte.

                       

                                                                      

          O Município recebeu este nome em homenagem ao primeiro Presidente da antiga Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. A cidade é conhecida como “Terra das Cachoeiras” por abrigar as mais belas do Estado, Figueiredo abriga também o Lago e a Hidrelétrica de Balbina além da Vila do Pitinga

         Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras.

          O Ministério do Turismo catalogou mais de cem quedas d’água no município, muitas delas exploradas economicamente através do eco turismo. O Município tem boa infra – estrutura tanto na área Urbana como na Rural.

                                                                                      Parque Urubuí

            

                                                  

                                                  HOSPEDAGENS 

                                                 

                                                                                                CUCA LEGAL HOTEL                                     

                                                                                          (92) 3324 – 1138  / 3234 – 2699

 cucalegal.es.am@gmail.com

Cuca Legal Hotel (Brasil Presidente Figueiredo) - Booking.com