Roteiro Turístico dos Aposentados

ITAMONTE

 
Conheça Itamonte-MG – BLOG DO PORTARI 
 

     Itamonte é base e porta de entrada para a “parte alta” do Parque Nacional de Itatiaia, com cadeias de montanhas a perder de vista, cachoeiras e formações rochosas pontiagudas e altíssimas.

    Os picos das Agulhas Negras está situado em Itamonte, com 2.787 metros de altura é um dos mais altos do país, e as Prateleiras a 2.548 metros de altitude. Para se chegar ao topo dos dois e apreciar as belíssimas vistas acima das nuvens é necessário um guia credenciado para acompanhar as caminhadas com duração de três horas.

           O Parque Estadual da Serra do Papagaio, outra reserva natural em Itamonte tem como cartão-postal o pico do Garrafão com 2.359 metros de altura, com linda vista panorâmica e é atingido depois de três horas de subida de nível médio. O passeio de jipe com 77 quilômetros de estradas de terra, passando por bairros rurais e belas paisagens e cachoeiras merece destaque a da Fragária, com mais de cem metros de queda. O passeio pode ser feito também de bicicleta, mas é preciso ter bom preparo físico.

         Vários rios cortam a região formando inúmeras quedas d’água. O rio Capivari, além de proporcionar excelentes banhos, serve de cenário para a prática do acquaride, um esporte radical que consiste em descidas rápidas pelas corredeiras em botes individuais. O passeio dura cerca de duas horas e é feito entre os meses de novembro e março, quando o volume de águas é maior.

ATRATIVOS NATURAIS E TRILHAS DE ITAMONTE E REGIÃO

Hora de Preservar: A Batalha do Túnel da Mantiqueira

     Túnel da Mantiqueira: Situado nos km 23 e 24 da ferrovia Minas e Rio, ligando os municípios de Cruzeiro e Passa Quatro.

             A boca paulista fica no km 23+743 e a boca mineira, no km 24+740 da ferrovia.A sua inauguração em 5 de março de 1883 contou com a visita do Imperador Dom Pedro II e comitiva .

           Atualmente o túnel é mantido pela ABPF, Regional Sul de Minas, que faz manutenção no local desde 2004 e hoje é o ponto final do passeio do Trem da Serra da Mantiqueira

ATAM - Associação Terras Altas da Mantiqueira: PICO DO GARRAFÃO

   Túnel do Garrafão: Com aproximadamente 500 m de extensão feito por escravos quando se garimpava ouro durante o ciclo deste minério na região. A garimpagem era facilitada pela existência de água até a altitude de 2200 metros.

      O Bairro do Garrafão tem este nome por causa da lenda: deixaram um garrafão de ouro dentro de uma lagoa. Até hoje não encontraram o garrafão.

        Histórias verdadeiras e lendas populares se misturam e nunca se sabe o que é história e o que é mito. O fato é que mitos e histórias encantam tanto quanto as belas paisagens do local.

Roteiro Turístico dos Aposentados

  Pico da Boa Vista: Está localizado no Parque Estadual Serra do Papagaio, com seus 2.200 metros de altitude e está integrado em área rural, muito procurada por aqueles que desejam um passeio a cavalo e caminhadas.

  Do alto do Pico é possível avistar vários lagos , a cidade de Itamonte e trechos da Serra da Mantiqueira.

 

HOSPEDAGENS

   POUSADA RIBEIRÃO DO OURO

                                                                                                                                     (35) 3363 – 1082

Site

                                                                                         Pousada Ribeirão do Ouro • Itamonte, MG
                 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                                                                             POUSADA FRAGÁRIA
 
          (11) 4063 – 9064 /  (35) 99955 – 5267
                                                                                                                                                Site