ITAMONTE
Itamonte é base e porta de entrada para a “parte alta” do Parque Nacional de Itatiaia, com cadeias de montanhas a perder de vista, cachoeiras e formações rochosas pontiagudas e altíssimas.
Os picos das Agulhas Negras está situado em Itamonte, com 2.787 metros de altura é um dos mais altos do país, e as Prateleiras a 2.548 metros de altitude. Para se chegar ao topo dos dois e apreciar as belíssimas vistas acima das nuvens é necessário um guia credenciado para acompanhar as caminhadas com duração de três horas.
O Parque Estadual da Serra do Papagaio, outra reserva natural em Itamonte tem como cartão-postal o pico do Garrafão com 2.359 metros de altura, com linda vista panorâmica e é atingido depois de três horas de subida de nível médio. O passeio de jipe com 77 quilômetros de estradas de terra, passando por bairros rurais e belas paisagens e cachoeiras merece destaque a da Fragária, com mais de cem metros de queda. O passeio pode ser feito também de bicicleta, mas é preciso ter bom preparo físico.
Vários rios cortam a região formando inúmeras quedas d’água. O rio Capivari, além de proporcionar excelentes banhos, serve de cenário para a prática do acquaride, um esporte radical que consiste em descidas rápidas pelas corredeiras em botes individuais. O passeio dura cerca de duas horas e é feito entre os meses de novembro e março, quando o volume de águas é maior.
ATRATIVOS NATURAIS E TRILHAS DE ITAMONTE E REGIÃO
Túnel da Mantiqueira: Situado nos km 23 e 24 da ferrovia Minas e Rio, ligando os municípios de Cruzeiro e Passa Quatro.
A boca paulista fica no km 23+743 e a boca mineira, no km 24+740 da ferrovia.A sua inauguração em 5 de março de 1883 contou com a visita do Imperador Dom Pedro II e comitiva .
Atualmente o túnel é mantido pela ABPF, Regional Sul de Minas, que faz manutenção no local desde 2004 e hoje é o ponto final do passeio do Trem da Serra da Mantiqueira


Túnel do Garrafão: Com aproximadamente 500 m de extensão feito por escravos quando se garimpava ouro durante o ciclo deste minério na região. A garimpagem era facilitada pela existência de água até a altitude de 2200 metros.
O Bairro do Garrafão tem este nome por causa da lenda: deixaram um garrafão de ouro dentro de uma lagoa. Até hoje não encontraram o garrafão.
Histórias verdadeiras e lendas populares se misturam e nunca se sabe o que é história e o que é mito. O fato é que mitos e histórias encantam tanto quanto as belas paisagens do local.

Pico da Boa Vista: Está localizado no Parque Estadual Serra do Papagaio, com seus 2.200 metros de altitude e está integrado em área rural, muito procurada por aqueles que desejam um passeio a cavalo e caminhadas.
Do alto do Pico é possível avistar vários lagos , a cidade de Itamonte e trechos da Serra da Mantiqueira.
HOSPEDAGENS
POUSADA RIBEIRÃO DO OURO
(35) 3363 – 1082
Site
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
POUSADA FRAGÁRIA
(11) 4063 – 9064 / (35) 99955 – 5267