Campos do Jordão

 
A Suíça Brasileira
 
  
                                        Fundado em 29 de abril de 1874, o município tem como principal atividade econômica o turismo e é um dos principais destinos de inverno do Brasil.

          Campos do Jordão, é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, faz parte da recém criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sub-Região 2 de Taubaté. A cidade está a uma altitude de 1628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede. Dista 173 km da cidade de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte. Sua principal via de acesso rodoviário é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que tem início em Taubaté, município localizado a 45 km da cidade.

                                   

          Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal nomeação garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

          O município também adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

 

     Campos do Jordão é chamada de Suíça Brasileira, como estratégia de marketing e principalmente pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias, e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.

  

 

         Embora a sede administrativa estar a 1628 metros de altitude, ela pode variar para mais de 2 mil metros nos arredores do município, pois está localizado no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil.

        O rio mais importante de Campos do Jordão é o Capivari (Ribeirão Capivari), sendo considerado a vertente mais alta do rio da Prata (cerca de 4/5 do Município está localizado na Bacia Paraná-Uruguai ), cujas nascentes se localizam no bairro de Umuarama.

         O município realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita. Em setembro, realiza o festival da viola.

 

 

Campos do Jordão há muitas atrações, não se deve deixar de visitar o Palácio Boa Vista e apreciar obras de artes de grandes artistas brasileiros bem como o Museu Felícia Lerner, um museu a céu aberto de onde pode avistar a Pedra do Baú.

 

 

           No Mosteiro Beneditino de São João além dos belos jardins, se aprecia o canto gregoriano. 

       Na Casa da Xilogravura, localizada na região em que nasceu a cidade de Campos do Jordão, retrata a arte de imprimir com tipos de madeira, trata-se do único museu do Brasil especializado em Xilogravuras com um diversificado acervo de obras.

                                                                          

        O Capivari é o coração turístico de Campos do Jordão,  estão as melhores lojas e restaurantes, a praça Benedito Calixto, Boulevard Geneve e a igreja de São Benedito.

     Ao lado está a estação ferroviária com várias opções de passeios, um lago e um centro de artesanato e o ponto de partida do teleférico para o morro do elefante.

         O Bondinho e Estrada de Ferro tem grande importância histórica para a cidade, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão nasceu da necessidade de se levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura.

         Hoje a Estrada é uma alternativa turística para conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira. Sua característica obedece a uma arquitetura que se mantém inalterada desde 1910, ano de sua construção, formando um conjunto harmonioso, típico das ferrovias do passado.

           É possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros. O passeio se dá através do bondinho urbano, uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês, que proporciona a oportunidade de apreciar imagens de um ponto de vista exclusivo, entre as duas principais e mais arborizadas avenidas da cidade.

 

         A ducha de prata é formada por várias duchas artificiais, nesta canalização desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.

        Na exuberância da serra, as águas da Ducha deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis. Local excelente para tirar fotos em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros.

 

       Além das quedas d’água você encontrará ainda barraquinhas com produtos artesanais e souvenirs, para lembrar-se sempre de sua visita à Campos do Jordão, bem como conhecer: Vista Chinesa (Belvedere), Pico do Itapeva, Pico do Imbiri, Parque Estadual Horto Florestal, Parque da Floresta Encantada, Mosteiro das Monjas Beneditinas, Gruta dos Crioulos, Fazenda Lenz Gourmet, Ecoturismo, Ecoparque Pesca na Montanha, Complexo Pedra do Baú, Chocolate Araucária, Cervejaria Baden Baden, Centro de Lazer Tarundú, Borboletário Flores que Voam, Amantikir – Jardins que falam


                                                                  

HOSPEDAGENS

REFÚGIO ALPINO 
(12) 98207 – 1255 /  99790 – 3880
Campos do Jordão/SP - Hotel Refúgio Alpino (Viagens) - Peixe Urbano
_______________________________________________________________________________________________________________
HOTEL CHATEAU
(12) 3663 – 1911
Frente do hotel - Foto de Hotel Chateau, Campos do Jordão - Tripadvisor
 
____________________________________________________________________________________________________________
   
HOTEL SIENA
(12) 3663 – 1330 
O SEU HOTEL NO CENTRINHO DE VILA CAPIVARI
     ___________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                                                                                  
POUSADA VILLA DI ROMA
 (12) 3663 – 4794  / 99723 – 0001
      Localizada a 600 metros do centrinho turístico

Pousada Villa di Roma, Campos do Jordão, Brazil - Booking.com

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                                           
                                                                                                                               HOTEL SOLAR DA MONTANHA 
    (12) 3663 – 5012  / 3663 – 1176
Hotel Solar da Montanha, Campos do Jordão - trivago.com.br