PORTO SEGURO

“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”     Pero Vaz de Caminha

Porto Seguro, situado no sul do estado da Bahia, foi o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535 e está tombado pelo patrimônio histórico, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização portuguesa.


Marco Do Descobrimento: Um Dos Monumento Mais Antigos Do Brasil

O Marco do Descobrimento, utilizado para demarcar suas terras, veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa.

Porto Seguro, possui aproximadamente 90 quilômetros de praias tropicais, incluindo a popular Praia de Taperapuãn. A cidade é também conhecida pela vibrante vida noturna, centrada no passeio repleto de bares na Passarela do Álcool.


Passarela do Álcool em Porto Seguro – Bahia | Hotéis a beira mar

A cidade é um dos melhores lugares para viajar no Brasil, pela proximidade com a região Sudeste, é um dos destinos mais baratos para viajar a partir de São Paulo, por exemplo, repleta de belas praias, história, natureza e badalação, Porto Seguro agrada aos mais variados estilos, desde os que curtem destinos estilo pé na areia, aos que não dispensam o agito e badalação de hotéis mais luxuosos e estádias cinco estrelas, como se não bastasse se encontra  de outros locais igualmente desejados como Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso.


Centro histórico de Porto Seguro! Turismo e história do Brasil!

Porto Seguro conta com uma cidade alta e a cidade baixa. Na Cidade Alta, ou Centro Histórico, é onde ficam concentradas as belíssimas igrejas e casarões seculares, foi o primeiro núcleo habitacionais do Brasil.


Observação de baleias, um espetáculo da natureza inesquecível

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 725221479-XG.jpg

Nos meses de Julho à Outubro, um passeio mais que imperdível é a observação das baleias Jubarte as maiores do mundo, elas podem pesar entre 30 e 40 toneladas e 16 metros de comprimento. Nesta época, elas migram das águas geladas do Atlântico para o litoral quentinho baiano, para se reproduzirem.



Parque Marinho de Recife de Fora

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é parque-marinho-do-recife.jpg

Criado em 1977, o Parque Marinho de Recife de Fora é outro excelente atrativo, além das Praias de Porto Seguro. Terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil, a reserva abriga todas as espécies de corais do Brasil, inclusive algumas em extinção. Além de peixes diversos, tartarugas, raias e ouriços.

Para chegar até o local passeios de escuna partem de praias locais. O percurso leva cerca de 50min e só sai na maré baixa. Ao chegar, é possível fazer mergulhos de snorkel para observar toda a beleza do ecossistema local.

Reserva da Jaqueira

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é apresentacao-de-danca.jpg

A 10 quilômetros de Porto Seguro, a reserva indígena dos índios pataxós é composta por mais de 30 famílias prontas para compartilhar com os visitantes seus costumes e história.

Organizado pela própria comunidade, tem explicações guiadas pelos próprios índios, em caminhadas pela mata.

HOSPEDAGENS

GOLDEN GOES FLAT

(73) 3679 – 2163 / 99152 – 9341

Instagram

Site


POUSADA LAGO DE GARDA

(73) 3288 – 5091 / 99912 – 6600

   Site

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Sem-titulo-300x206.png

GREEN PORTO HOTEL

(73) 3288 – 2354 / 99172 – 3259

Site

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é green-Porto-Hotel-225x300.jpeg

ARRAIAL D’AJUDA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Arraial-dAjuda-O-que-fazer-Praias-11.jpg

Passeios Bate-Volta podem ser melhor a alternativa para fazer passeios pela região, em Arraial d’Ajuda existem várias agências de passeios as praias da Costa do Descobrimento. Na Praça São Brás, em frente ao quiosque de informações turísticas ou na própria Rua do Mucugê, é possível encontrar algumas delas e as vans buscam os passageiros nas suas pousadas. Entre as opções há a Praia do Espelho, Praia de Caraíva ou Porto Seguro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Arraial-dAjuda-O-que-fazer-Praias-4.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Arraial-dAjuda-O-que-fazer-Praias-5.jpg
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Hoje é um local de encontro de fieis.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe4.png

Rua do Mucugê

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”. Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe6.png
Areia repleta de conchas. Está em frente a uma propriedade privada, a do Arraial Eco Parque, o maior parque aquático da América Latina.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe7.png

Praia dos Pescadores

Situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe9.png

Praia do Parracho

Praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc.
Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa “galera”. Também é muito frequentada por mergulhadores.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe12.png

Praia de Taípe

De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

Na extensão do caminho que liga o centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.


Lojas instaladas em casas históricas na vila do Arraial

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é qwe13.png

         O centro de Arraial d’Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas. E ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos, em um estilo único que a fazem conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”.

       Na extensão leste-oeste há um parque central que divide a cidade. Ao norte deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmãos, Parracho, Sítio Panorama, e Novo Arraial. E ao sul estão os bairros São Francisco, São Pedro, Santiago, Vilas do Arraial e Corais do Arraial.


HOSPEDAGENS

POUSADA FLOR DA TERRA

(73) 3575 – 1424 / (27) 99984 – 7442

Site
Instagran
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Pousada-Flor-300x300.jpg

TRANCOSO

            Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

           A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado “Quadrado”), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar . Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso .

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo. Destinado às classes mais ricas, graças a esta afluência, também o artesanato tem se desenvolvido, com características primitivistas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é as1.png

Casas no Quadrado

           No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular e alegre, onde toda a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mastro de madeira com mais de 20 metros de altura, encimado com a bandeira de São Sebastião, substituindo a do ano anterior.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é as2.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é as3.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é as4.png


Igreja de São João Batista, no Quadrado

COMO CHEGAR

Rio de Janeiro – RJ a Porto Seguro – BA
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa1.png
.

São Paulo, SP a Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa2.png

 Brasília – DF a Porto Seguro – BA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa3.png
Belo Horizonte – MG a Porto Seguro, BA
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa4.png