SERRAS DE IBITIPOCA

O Circuito Serra do Ibitipoca com suas belezas naturais proporcionam paisagens inesquecíveis, está situado na Serra da Mantiqueira ideal para descanso, aventuras e belas fotografias, situado na Zona da Mata composto pelos municípios de Bias Fortes, Bom Jesus de Minas, Ibertioga, Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Garambéu e Rio Preto.
A maior atração do Circuito é o Parque Estadual do Ibitipoca, com boa infra-estrutura de apoio aos visitantes com portaria, estacionamento, área de camping, lanchonete, centro de visitantes e anfiteatro, com altitude média de 1.500 m. Em área de 1.488 ha. A portaria fica em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte.

O parque tem atrativos naturais, como mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos, sendo os mais conhecidos as grutas da Cruz, dos Três Arcos, dos Viajantes, do Pião e do Coelho. Os ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais.
A Ponte de Pedra, a Prainha, o Lago dos Espelhos são ótimos atrativos para os visitantes.
O Pico da Lambada ou do Ibitipoca, com 1.784 m de altitude proporciona uma linda vista panorâmica, com fauna e flora ricas e diversificadas, a Unidade de Conservação abriga também um área de mata ombrófila, conhecida por Mata Grande.

Os atrativos turísticos não estão restritos ao parque. Os outros municípios oferecem boas opções de cachoeiras e matas em áreas vizinhas ao Parque. Lima Duarte por exemplo, possui uma curiosa formação rochosa conhecida como Pão d’Angu, que dá um toque bem especial à paisagem.
Como toda boa região mineira, o Circuito Serras do Ibitipoca oferece uma autêntica culinária típica, ótimos artesãos e festas religiosas. É da tradição da
vida no campo que a região conserva um raro festejo, a Festa do Carro de Boi, onde acontecem apresentações de grupos folclóricos, cantorias de viola e o ponto alto da festa: apreciar o gemer de um carro de boi. Este evento é realizado em julho e faz de Ibertioga a “capital do carro de boi”.
COMO CHEGAR