BOM JARDIM DE MINAS
Bom Jardim de Minas está localizada no entroncamento da BR267 com a MG457


O município possui grande área preservada da mata atlântica, onde se encontram cachoeiras, grutas, paredões e serras, dentre as quais se destacam a Serra da Bandeira, a Serra do Cruz, a Serra da Mira, a Serra do Governo e Imbutaia.


As principais cachoeiras são a da Toca do Bichinho, Fumaça, Mandioca, Pitangueiras, Poço do Coração, Gerasinho, Paraíso Perdido, Remanso, Presépio, Pedra Branca, Três Barras, Pacau, Imbutaia e Dois Córregos.


Bom Jardim foi uma das primeiras povoações do Alto Rio Grande. A história do lugar traz personagens diversos, que vão desde índios nativos e colonizadores portugueses até as modernidades do trem de ferro. A cidade possui diversos casarões coloniais, trazendo no alto a imponente Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Matozinho, construída em meados do seculo XVIII.
A Ferrovia do Aço proporcionou grande desenvolvimento para a região. Cortando a Serra do Pacau, o “Tunelão”, maior túnel da América do Sul, é conhecido por seus mais de 8 km de extensão e compõe o mais importante tronco ferroviário do Brasil.
