Roteiro Turístico dos Aposentados

SANTA RITA DE JACUTINGA

                   Conhecida como a Cidade das Cachoeiras, com altitude máxima de 1.698m na foz do Ribeirão Santa Clara, o município de Santa Rita de Jacutinga foi criado em 1943.

 
    Turismo em Santa Rita do Jacutinga - Santa Rita de Jacutinga - Turismo - Jornal Correio do Papagaio
 

           A ocupação do local se deu por volta do ano de 1.800, pelo fazendeiro Francisco Rodrigues Gomes, procedente de Santa Rita de Ibitipoca. Devoto de Santa Rita de Cássia, ele trouxe uma imagem da santa na bagagem, que acabou servindo para batizar a localidade, juntamente com o nome de uma ave de porte médio, muito característica da região – a Jacutinga.

          O povoado pertencia às antigas “Áreas Proibidas do Sertão da Mantiqueira”, habitadas então por tribos Tupinambás. A vinda do homem branco, a partir de 1.800, foi um dos motivos para o desaparecimento dos índios. Atualmente, não há vestígios da presença deles na cidade, a não ser nos povoados de Taboca e Pirapetinga.

 

         Beleza  inigualável, vegetação exuberante, mata atlântica preservada e grande número de cachoeiras, Santa Rita de Jacutinga possui potencial para ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e religioso.

 

       Por entre os muitos restaurantes de Santa Rita de Jacutinga, equipados com fogão à lenha, bem como em meio às suas belas fazendas históricas, ecoam várias histórias, que vão desde o ciclo do café até o comércio ilegal de escravos, passando pela pecuária e o turismo de aventura ou ecológico.


Uma agradável caminhada pelas trilhas, inúmeras capelas, a imponente Igreja Matriz, cachoeiras de várias formas e tamanhos, pousadas rurais, rafting e rapel esperam por nessa pequena e acolhedora cidade.

 
                                                    HOSPEDAGENS                                                             

                                    HOSPEDAGENS

 
            POUSADA O MEU CANTO
      (32) 3291 – 1110 / 98466 – 5897
 Site