VILA DO IBITIPOCA / PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA


Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte-MG, distante 3Km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca. Alguns estudiosos da língua tupi descrevem a tradução do nome Ibitipoca como “casa de pedra”, pela existência das grutas que serviam de moradia aos índios. Outros estudos indicam a versão da“serra que estala” (ibiti= serra + poca = estala), referência aos trovões que são comuns na serra.
Os primeiros relatos sobre a região datam de 1692, o “Monte do Ebitipoca” é citado no roteiro de viagem do Padre João Faria Fialho (bandeira de Taubaté). No século seguinte, a região atingiu mais de cinco mil moradores em decorrência da procura pelo ouro. Após a descoberta do mineral em abundância, na “Vila Rica”, o êxodo foi geral. Ficou apenas a população mais humilde que não tinha condição financeira para sair. Hoje, 300 anos depois, a vila é frequentada por turistas de todo o mundo e a população não ultrapassa dois mil habitantes.

Porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país, o rústico povoado de Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, ainda preserva ruas de terra e pedra, os forrós pés-de-serra e as rodas de viola aquecidas com fogueira e cachaça.
A simplicidade é fruto dos 27 quilômetros de estrada ruim, morro acima, que liga o “Arraial” (como é chamada a vila) à Lima Duarte, a cidade a qual distrito pertence.
O Parque Estadual do Ibitipoca é sem dúvida a maior atração do Circuito, com boa infra-estrutura deapoio aos visitantes com portaria, estacionamento, área de camping, lanchonete, centro de visitantes e anfiteatro, com altitude média de 1.500 m. Em área de 1.488 ha. A portaria fica em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte.

O parque tem atrativos naturais, como mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos,sendo os mais conhecidos as grutas da Cruz, dos Três Arcos, dos Viajantes, do Pião e do Coelho. Os ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais.

A Ponte de Pedra, a Prainha, o Lago dos Espelhos são ótimos atrativos para os visitantes. O Pico da Lambada ou do Ibitipoca, com 1.784 m de altitude proporciona uma linda vista panorâmica. Com fauna e flora ricas e diversificadas, a Unidade de Conservação abriga também um área de mata ombrófila, conhecida por Mata Grande. Desde a criação do Parque Estadual, em 1973, a vila ganhou pousadas charmosas, bons restaurantes e bares que capricham na programação musical. Sem contar os festivais de jazz (julho) e blues (agosto) que lotam a serra no inverno. Se programe ao visitar a área nos feriados prolongados, como Réveillon e Carnaval porque o parque tem um número limitado de visitantes por dia e não é raro atingir o número de visitantes, afinal, as maiores belezas da região estão guardadas na área delimitada.
A três quilômetros do Arraial e emoldurada por penhascos, grutas, paredões, mirantes, riachos de águas avermelhadas e muitas cachoeiras, a reserva é um paraíso para os amantes da natureza e adeptos de longas caminhadas. As trilhas sinalizadas levam a paisagens inebriantes, como a Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros, que despenca de um paredão.

O trajeto é puxado – sete horas ida e volta – mas a aventura vale a pena. O parque, entretanto, reserva caminhos mais light e que conduzem a cenários também encantadores, como o pico do Pião, a Prainha, a gruta dos Viajantes, a cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos… é só pegar o mapa e seguir o roteiro.
Existem três circuitos que são feitos pelos visitantes do Parque:
Circuito da Janela do Céu – Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Fugitivos,Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Rio Vermelho e a Janela do Céu.
Circuito das Águas – Gruta dos Coelhos, Prainha, Mirante da Ponte de Pedra, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Lago dos Espelho, Lago das Miragens, Tibum, Ducha, Lago Negro, Gruta dos Gnomos e Rio do Salto.
Circuito do Pico do Pião – Gruta dos Monjolinhos, Gruta do Pião, Pico do Pião e a Gruta dos Viajantes.
HOSPEDAGENS
HOSPEDAGENS
HOTEL ALPHAVILLE CHALÉS
(32)3281-9102 / 98405-9218
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CHALÉS VALE DO SOL
(32) 3281 – 8141 / 98431 – 1054
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESTAURANTE E POUSADA RANCHO ALEGRE
(32) 3281 – 1093 / 99986 – 7197
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESERVA CANTO DA VIDA / CASA DAS BROMÉLIAS
(32) 3291 – 8136 / 98401 -1647
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CHALÉS CANTO DA PAZ
(32) 3291 – 8119 / 98404 -8058
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
POUSADA CACHOEIRA DO SOSSEGO
(32) 99955 -3360
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CHALÉS ALTERNATIVA
(32) 3281 – 8104 / 98403 – 2178
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
ALQUIMIA CHALÉS E RESTAURANTE
(32) 98423 – 8235
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CHALÉS IBITI AÇU E ECO TURISMO
(32) 98402 – 1319 / 98517 – 1001
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CHALÉS MEU RECANTO
(32) 3281 – 8123 / 98409 – 8404 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
POUSADA E CHALÉS ARCO
(32) 3281 – 1149 / 1614
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MÃOS DE MARIA
(32) 3281 – 8142 / 98491 – 6469