Turistas da terceira idade preferem viajar pelo Brasil

Conversando com aposentados dá para perceber que a maioria adora viajar… e se diverte muito, conhecendo novos lugares, novas culturas , fazendo novos amigos.  O melhor de tudo é que há viagens para todos os bolsos. Mas, quais serão os destinos  preferidos?

A pesquisa “Hábitos de Turismo naTerceira Idade”, realizada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração de Varejo,da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade. Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo.

Separamos alguns dados interessantes para vocês. Do total de entrevistados , 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.

68,7% preferem fazer viagens pelo Brasil, ante 31,3% que informaram ter viagens ao exterior como foco. O turismo histórico é o preferido de 58,6%.

Muitos ficam indecisos na hora de programar a viagem. Pela pesquisa 54,0% escolhem a viagem por meio de agente; 49,7%  informações de parentes e amigos, 28,4% anúncios de jornais, 23,9% internet, 14,8% programa de televisão especializado em viagens e 3,5% de outras formas.

Outro dado interessante é o de que 71,2% tem interesse em viajar com grupos de idades diferentes, contra 28,8% que preferem fazer viagens com pessoas da mesma faixa etária.

Estudo aponta ainda alimentação especial para hipertensos e diabéticos como algumas das dificuldades deste público durante as viagens

Esse post foi publicado em Melhor Idade e marcado IBEVARPROVAR/FIAterceira idadeturismoturismo históricoviagens pelo Brasil por Ana Maria Penteado