Roteiro Turístico dos Aposentados

VOCÊ SABIA QUE QUE IDOSOS TEM DIREITO A PASSAGEM GRATUITA?

É isso mesmo que você leu!


A gratuidade de passagem para o idoso nas viagens interestaduais foi regulamentada em 2006.

De acordo com o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nº 1.692/2006, as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, que preencham os requisitos de idade e renda, dois assentos gratuitos, em cada ônibus convencional.

Quando esses assentos já estiverem preenchidos, a empresa deve conceder o desconto mínimo de 50% no valor da passagem para ocupação dos demais assentos.

A passagem para idoso deve ser solicitada nos próprios pontos de venda da transportadora ou nos guichês terceirizados, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

Após esse prazo, caso os assentos reservados ao idoso não tenham sido concedidos, as empresas poderão colocá-los à venda. Enquanto não comercializados, continuarão disponíveis para o exercício do benefício da gratuidade. Na ocasião, o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de volta.

Atenção: a gratuidade não contempla os ônibus executivos, leito-cama e demais categorias. Apenas ônibus convencionais.

Turistas da terceira idade preferem viajar pelo Brasil

Conversando com aposentados dá para perceber que a maioria adora viajar… e se diverte muito, conhecendo novos lugares, novas culturas , fazendo novos amigos.  O melhor de tudo é que há viagens para todos os bolsos. Mas, quais serão os destinos  preferidos?

A pesquisa “Hábitos de Turismo naTerceira Idade”, realizada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração de Varejo,da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade. Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo.

Separamos alguns dados interessantes para vocês. Do total de entrevistados , 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.

68,7% preferem fazer viagens pelo Brasil, ante 31,3% que informaram ter viagens ao exterior como foco. O turismo histórico é o preferido de 58,6%.

Muitos ficam indecisos na hora de programar a viagem. Pela pesquisa 54,0% escolhem a viagem por meio de agente; 49,7%  informações de parentes e amigos, 28,4% anúncios de jornais, 23,9% internet, 14,8% programa de televisão especializado em viagens e 3,5% de outras formas.

Outro dado interessante é o de que 71,2% tem interesse em viajar com grupos de idades diferentes, contra 28,8% que preferem fazer viagens com pessoas da mesma faixa etária.

Estudo aponta ainda alimentação especial para hipertensos e diabéticos como algumas das dificuldades deste público durante as viagens

Esse post foi publicado em Melhor Idade e marcado IBEVARPROVAR/FIAterceira idadeturismoturismo históricoviagens pelo Brasil por Ana Maria Penteado 

Programa do governo incentiva turismo na terceira idade

O Viaja Mais Melhor Idade, oferece roteiros para cidades do Brasil e do exterior com descontos para quem tem mais de 60 anos; saiba mais.

Quem tem mais de 60 anos vai ter algumas vantagens na hora de viajar.  O governo lançou um programa para incentivar o turismo na melhor idade.

Vinte e três milhões de brasileiros que têm mais de 60 anos já podem viajar pelo Brasil e para o exterior com descontos. No pacote de estímulo dá para comprar a passagem, pagar hotel e até pegar dinheiro emprestado em bancos públicos para gastar na viagem. A linha de financiamento para quem tem mais de 60 anos tem juros mais baixos.

Sempre que viajam, Aloisio e Maria Tavares trazem uma lembrança dos lugares que conheceram. Copinhos, corujas, a coleção é de dar inveja. Os dois adoram viajar. Depois que se aposentaram, conheceram vários países e não querem mais parar. O próximo destino deve ser a Rússia.

“Tem que aproveitar a vida. Então nós estamos viajando o máximo que a gente puder”, conta o aposentado.

O casal já passou dos 70 e nem quer saber de destinos tranquilos, para descansar. “Nós gostamos mais de coisas mais movimentadas. Eu gosto de viagem alegre”, explica Maria.

As agências de turismo apostam cada vez mais em pacotes para quem tem mais de 60 anos. Eles são 23 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE.

“É um público importante para as operadoras. Nós, por exemplo, temos programas específicos para esse público, que hoje representa mais de 13% dos nossos clientes”, diz o representante de uma operadora de turismo Claudio Villa Nova.

O governo lançou um programa para incentivar o turismo entre os idosos. É o Viaja Mais Melhor Idade, com ofertas para várias cidades do Brasil e do exterior. Quem quiser viajar aproveitando os descontos do programa pode escolher entre pacotes completos de turismo ou serviços, como passagens aéreas e hotéis.

Também dá para pegar dinheiro emprestado para financiar a viagem. Dois bancos públicos oferecem empréstimos e cartões com juros em torno de 1% ao mês.

As amigas que fazem parte de um grupo de idosos em Brasília gostaram da ideia e já fazem planos. “Eu acho ótimo isso. Vai estimular mais ainda a gente aproveitar o tempo que a gente tem para passear”, comemora a pensionista Marilda de Paiva.

Mesmo com as vantagens, é preciso ter cuidado para não se endividar. Os pacotes podem ser financiados em até 48 meses.

Aposentados: programem-se para viajar de graça ou com descontos

SÃO PAULO – Com a aproximação do fim do ano, a vontade de viajar para rever familiares ou conhecer novos lugares desperta o interesse dos idosos. Porém, como a maioria dos aposentados depende do benefício pago pelo INSS, esse sonho se torna praticamente impossível. Mas essa situação pode ser revertida. As pessoas acima dos 60 anos de idade podem viajar de graça, utilizando ônibus interestaduais.

De acordo com a Lei n° 10.741, capítulo X, artigo 40, todas as empresas de transporte coletivo interestaduais precisam reservar duas vagas gratuitas por viagem para os idosos que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

As passagens são concedidas por ordem de chegada. Caso o idoso não consiga a passagem gratuita, ele ainda pode optar pelo desconto de 50% no valor da passagem, garantido em todos os horários de operação dos ônibus sem restrições ao número de vagas.

As regras

Vale ressaltar que o pedido de descontos de 50% nas viagens com distância de até 500 quilômetros deverá ser feito, no mínimo, com seis horas de antecedência. Para as viagens com mais de 500 quilômetros, é necessário solicitar 12 horas antes.

Segundo um levantamento da Assessoria de Comunicação Social da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), entre 2005 e 2007, cerca de 7,2 milhões de idosos já utilizaram esse benefício.

A empresa que não seguir a lei recebe uma multa de R$ 3.209,37, informou a ANTT.

Como ter acesso a esse direito?

Read More

Sobre nós!

O SEU ROTEIRO FÁCIL DE USAR

       Nosso projeto é trazer as melhores opções de lugares para você visitar e se hospedar. Com um conceito prático, visual limpo e direto, o Roteiro foi preparado pensando em facilitar sua vida. o RTA se torna elemento de acesso rápido e organizado.

       As edições anteriores eram impressas, mas passou a ser virtual por solicitação dos próprios aposentados.

       Devido ao sucesso de aceitação constatado por recebimento de inúmeros comentários, elogios e pedidos das associações para  disponibilizarmos o conteúdo na internet, englobamos outras associações de aposentados proporcionando assim maior visibilidade aos nossos colaboradores.

       As  regiões  do  ROTEIRO TURÍSTICO DOS APOSENTADOS  são: Cachoeira  Paulista, Costa Verde  (Angra, Mangaratiba, Paraty, Trindade e Ubatuba), Parque Nacional de Itatiaia (Itatiaia, Penedo, Visconde de Mauá,  Maringá e Maromba), Região dos Lagos (Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Maricá, Rio das Ostras e Saquarema) e Sana-Macaé.

       Com o decorrer da campanha outras cidades serão inseridas gradativamente.

    As regiões estão dispostas  em ordem alfabética. Em cada cidade indicada, uma   pequena reportagem sobre o local com as melhores sugestões  do  que  fazer. Nossa proposta é  trazer o melhor da paz e do sossego da natureza à agitada vida das cidades aqui divulgadas.

Boa viagem!