BARRA MANSA
Barra Mansa ainda conserva as antigas fazendas do período do auge da cultura cafeeira no país.
Grande centro de distribuição na época, suas construções resistiram ao tempo e, em sua maioria, preservaram o estilo neoclássico na arquitetura.
O município de Barra Mansa fica localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, na região fluminense do Médio Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e da Mantiqueira.
Na década de 40, surgiram os primeiros edifícios e os bairros residenciais alastraram-se e ocuparam vales próximos e áreas distantes.
Barra Mansa exerce influência direta sobre grande parte da Região do médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do Centro Sul fluminense.
PONTOS TURÍSTICOS
Palácio Barão de Guapi – atualmente é sede da Biblioteca Municipal, seu jardim é conhecido como Jardim das Preguiças devido à abundância do mamífero conhecido como bicho-preguiça em suas árvores.
Fazenda Bocaina – Estrada Barra Mansa / Bananal, possui arquitetura rural do século XIX. Apresenta um estado de conservação muito bom e um portão de acesso ao jardim, cujo trabalho de serralheria merece destaque.
Fazenda da Posse – A primeira construção erguida em Barra Mansa data de 1764, casarão em estilo colonial, um marco do surgimento do município. Atualmente, funciona como Centro Cultural, abrigando cursos e exposições de arte.
Fazenda Criciúma – Construída em 1872, pelo fazendeiro de café e empresário Manoel Gomes de Carvalho (Barão do Rio Negro). Criciúma foi uma das mais importantes produtoras de café da região, suas linhas arquitetônicas lembram o Palácio Rio Negro de Petrópolis.
Fazenda Sant’Ana do Turvo – Construída em 1826 por Joaquim Manuel de Carvalho (primeiro Barão de Amparo), foi a maior produtora de café na região. Em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural do século XIX, contando com 12 quartos, três salões e outras dependências.