ATRAÇÕES
Lago do Kopp ou Koppland
De formato irregular, com águas transparentes e frias, com quaresmas, espatódeas, pinheiros e amendoeiras.
A pesca no local é proibida, mas os banhos e os passeios em pequenas embarcações são permitidos.
Rio Piraí
Com nascedouro na Serra do Sinfrônio, atravessa todo o município de Piraí, não há cachoeiras e nem praias fluviais, mas sim de formações de lagoas e lagos como o Lago do Kopp. Suas águas, em grande volume, são claras, transparentes e de temperaturas amena. Navegável apenas por pequenas embarcações
Ribeirão da Lages


A represa é formada pelos rios Pires, da Prata, Machado e pelo Rio Piraí, desviado de seu curso normal pela Barragem de Tocos. Tem uma área total de 204 km², sendo 25% em Rio Claro e o restante em Piraí. A área de Rio Claro fica próxima ao lugar onde existiu a cidade de São João Marcos, destruída para sua construção.
Ela pode ser percorrida por diversas trilhas, com flora e fauna exuberantes. São comuns os patos selvagens, os martins-pescadores e os micos. Entre setembro e fevereiro, as trilhas são impraticáveis, devido ao excesso de chuvas. Suas águas seguem para a Usina de Ribeirão das Lajes e dali para a Estação de Tratamento de Guandu, para serem tratadas e distribuídas no município do Rio de Janeiro.
Prefeitura de Piraí
Construído em 1837 em terreno doado por Magalhães Pusso, proprietário da Sesmaria de Palmeira, em 1838 passa a funcionar no primeiro pavimento do prédio a cadeia e no a Sala das Audiências, a Secretaria, o Reservado (para os réus), a Secreta (para os jurados) e a Sala do Tribunal. No ano de 1922, passou a ser sede da prefeitura.
O Prédio Imperial de São João Batista de Arrozal da Irmandade do S. S. Sacramento doado pelo Coronel Quincas Ribeiro é um marco na região por ter hospedado por diversas vezes D. Pedro II e sua comitiva imperial.
Igreja de Santana
Inicialmente uma capela de madeira em 1772.
Casa de Cultura
No majestoso prédio do século XX retrata a história de Piraí, desde a sua fundação, como cenário do poderio do Ciclo do Café em nossa Região até o Programa de Desenvolvimento Local.
Parque Florestal Mata do Amador