Roteiro Turístico dos Aposentados

VOLTA REDONDA

Nosso Jornal BM | Noticias e Informação do Sul FluminenseAniversário de Volta Redonda tem atrações o mês todo - Nosso Jornal BM | Noticias e Informação do Sul Fluminense   

Com o declínio da produção cafeeira na região do Vale do Paraíba, a atividade industrial foi a principal estratégia para o desenvolvimento de Volta Redonda.
Em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, com a instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

 

PONTOS TURÍSTICOS

Zoológico Municipal – “Parque Municipal da Criança”, também conhecido como “Horto Municipal”, conta com quatrocentos animais de cem espécies diferentes e uma excelente estrutura, é o único zoológico do interior do estado do Rio de Janeiro.

Fazenda Santa Cecília do Ingá

É a maior área verde da cidade, com 211 hectares, foi transformado num Parque Natural Municipal. No local são produzidas 5000 mudas de árvores por mês, que recompõem áreas degradadas do município.

 

Sede da Fazenda Três Poços

O atrativo é afastado do centro urbano, no bairro Três Poços, em área arborizada, com alamedas e canteiros gramados. A construção, que desde 1970 abriga a Escola de Engenharia de Volta Redonda, era propriedade do Comendador Lucas Antônio Monteiro de Barros. Atrás dela encontram-se ruínas de uma beneficiadora de arroz, onde hoje funciona uma oficina que atende à escola. Nos fundos dessa oficina havia um alambique e em uma das fachadas há a inscrição “1864”.

 

Morro Bela Vista

       Situado em bairro residencial do Bela Vista, possui 435 metros de altitude, oferecendo vista parcial da Usina Presidente Vargas e de grande parte da área do município. Destacam-se, ainda, as instalações do Hotel Bela Vista, situado no topo desse morro.

 

Praça Sávio Gama

         Na praça que homenageia o primeiro prefeito do município, o Doutor Sávio Gama, e onde situa-se o Palácio 17 de Julho (Prefeitura Municipal), encontram-se quatro jardins que fazem parte do “Projeto de Paisagismo”.

 

Praça Oscar Cardoso

          Localizada no bairro Casa de Pedra, às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, a praça Oscar Cardoso, a maior do município, possui um chafariz interativo bastante frequentado durante os dias de calor. Bem no meio da praça, 126 bicos de 2″ de diâmetro lançam jatos variados de água de 5 metros de altura. A praça de 23 000 metros quadrados, possui ainda um pequeno chafariz, uma pista de 550 metros para cooper, um anfiteatro, raias para jogos de bolas de gude, playground, mesas de damas e xadrez e um amplo estacionamento.

 

Obelisco Getúlio Vargas

       Obelisco em formato quadrangular, medindo 27 metros de altura, na base uma superfície esculpida com representação dos quatro principais setores da Companhia Siderúrgica Nacional: a coqueria, o alto-forno, a aciaria e a laminação, com os seguintes dizeres: “Ao presidente Getúlio Vargas, criador de Volta Redonda, esta homenagem: 54/59”.
      A estátua em bronze de Getúlio Vargas encontra – se com a mão esquerda no bolso e a direita na posição de segurar o charuto.
     O obelisco, assim como a Praça Brasil, encontram-se tombados pelo Patrimônio Histórico do município.

 

Memorial 9 de Novembro

      De autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado no dia 10 de maio de 1989, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, em homenagem aos três operários da CSN (William, Walmir e Barroso), mortos durante conflito com as tropas do Exército, que aconteceu na greve dos operários em 1988.

 

HOSPEDAGENS

    HOTEL ESCOLA BELA VISTA
(24) 3344 – 1900
 Site
Hotel Escola Bela Vista - Opiniões, Fotos e Telefone